sábado, 5 de agosto de 2017

Bruschettas de Bacalhau e Pimentos

Quando vi esta receita no Cinco Quartos de Laranja, soube logo que tinha de a fazer muito em breve. Como tinha uns lombos enormes de bacalhau especial, demolhados e congelados, na terça feira passada foi o nosso almoço pós-praia. Antes de ir para a praia tirei o bacalhau para descongelar e quando cheguei foi só pôr mãos à obra.
Só vos digo, é bom demais! O filho do P. mal acabou a refeição, disse-me logo: "Tens de repetir isto rapidamente!"  Para três pessoas, usei um lombo de bacalhau de cerca de 500g que rendeu 4 bruschettas, e como só tinha pimentos verdes, foram esses os que usei. O sabor não creio que faça diferença, mas com o pimento amarelo e vermelho fica mais lindo.



Ingredientes

1 lombo de bacalhau, demolhado, grande
2 pimentos verdes
4 dentes de alho 
1 colher de sopa de salsa picada
Fatias de pão alentejano 
Sal qb
Azeite
Pimentão doce qb


Preparação


Pôr um tacho ao lume com água suficiente para cobrir o bacalhau e com um dente de alho  e um fio de azeite.
Quando a água ferver, colocar o bacalhau e baixar o lume para o mínimo.
Deixar cozer por 10 minutos, sem que a água ferva.
Passado esse tempo, retirar o bacalhau e deixar arrefecer um pouco até conseguir manuseá-lo. Limpar de peles e espinhas e separar em lascas inteiras.
Regar o bacalhau com azeite, polvilhar com a salsa picada  e envolver. Reservar.
Lavar e secar os pimentos. Retirar o topo e as sementes e cortar em tiras.
Levar ao lume uma frigideira com o fundo bem coberto de azeite e os 3 dentes de alho picados. Logo que os alhos comecem a fritar, juntar os pimentos e temperar com um pouco de sal.
Cozinhar os pimentos até ficarem macios.
Torrar as fatias de pão. 
Sobre cada fatia, espalhar um pouco do azeite da fritura dos pimentos. Dividir os pimentos pelas fatias de pão. Colocar as lascas do bacalhau sobre os pimentos e polvilhar com o pimentão doce.
Eu coloquei o azeite que sobrou da fritura dos pimentos numa molheira e, quem quis, espalhou mais um pouco de azeite sobre as bruschettas.
Depois... bem, depois é só deliciarem-se 😄



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário