sábado, 3 de agosto de 2013

Arroz de Polvo

Este é um post que eu nunca imaginei fazer e muito menos,  da forma deliciada com que estou a fazê-lo.
O P. adora arroz de polvo, e anda há anos a tentar convencer-me a experimentar, porque eu não gosto. Melhor dizendo,  acho que não gosto é dos que se fazem por aí, porque adorei o dele!!  Só vos digo, que maravilha! O que eu tenho andado a perder!... Já lhe disse que tem carta branca para repetir sempre que quiser. Nem imaginam o ar vitorioso com que ele ficou depois de me ver comer com tanto gosto...




Ingredientes

1 polvo congelado de 1,1 kg (da Galiza)
200 gr de arroz carolino Bom Sucesso
1 cebola
3 dentes de alho
500 gr de tomate maduro
1 piri-piri
Pimenta
Sal
1 colher de banha
1,5 dl de azeite
1dl de vinho branco
1 raminho de coentros

Preparação




Cozer o polvo numa panela com água fria, uma pitada de sal e uma rolha de cortiça bem lavada até que esteja macio. Retirar da água, cortar em pedaços pequenos e reservar a água da cozedura. 
Num tacho fazer um refogado com a banha, o azeite, a cebola e os alhos, finamente picados, e o piri-piri Quando a cebola estiver loura, juntar os tomates, pelados e cortados em pedaços, e 2/3 dos coentros picados. Quando o refogado estiver bem apurado e o tomate desfeito, juntar o polvo, envolver no refogado e temperar com pimenta moída na hora. Cobrir com a água da cozedura e o vinho branco e quando começar a ferver juntar o arroz. Deixar cozer  e servir de imediato polvilhado com os restantes coentros picados.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários:

  1. Adoro e por caso comi há umas semana atras.
    Esse ficou uma delicia,parabéns ao cozinheiro.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Nunca he probado el arroz con pulpo pero de buena gana me comía hoy un plato. Tiene un aspecto riquísismo! Enhorabuena y un abrazo.

    ResponderEliminar
  3. Eu por acaso gosto muito de arroz de polvo e nunca digo que nao!!
    Ainda bem que te deixaste convencer pelo P. e pelo arroz dele, porque tem um aspecto fantastico!!
    Agora aproveita sempre que ele faça!!
    :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto! Adoro arroz de polvo, costumo comer num restaurante no Meco que tem um maravilhoso assim como o teu soltinho com muito molho :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  5. Adoro.
    Faço imenso.
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  6. La pinta es una pasada, me encanta!!!! Un besito grande

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro polvo e arroz de polvo! Sabe mesmo bem :)
    Adoro esse arrozinho em caldo, malandrinho, e os coentros!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Lina,adoro arroz de polvo e esse ficou com um aspecto de 5*,muito provocador.
    bjns e uma boa semana

    ResponderEliminar
  9. Acho que arroz de polvo é das minhas comidas favoritas!! Está com ótimo aspeto ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá :)

    Tenho um polvo no congelador há "eras" e não tenho coragem de lhe mexer ... desvio sempre para o lado quando vou buscar alguma coisa :)Cozer polvo para mim é do pior ... nunca sai bem!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que delicia.
    Um dos meus pratos preferidos.
    Beijinhos
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Gosto de mais de polvo e esse arroz está com um aspecto delicioso!!

    Beijinhos e um ótimo fim de semana!!

    ResponderEliminar
  13. Lina, minha linda... ainda estás de férias ? :)
    Eu voltei há pouco e já cá vinha ver o que tinhas andado a traquinar durante este mês ! :)

    Esse arroz de polvo está magnifico, é um prato que sempre adorei e admira-me que não gostasses, é tão bom amiga ! :)

    Envio-te um grande beijinho e aguardo o teu retorno ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  14. Adoro arroz de polvo... adoro! :) E os coentros são a finalização perfeita. Saudades do (também um bocadinho meu) Alentejo.

    Beijinhos,
    Olivia

    ResponderEliminar
  15. Que arroz malandrinho tão apetitoso!
    bjns

    ResponderEliminar