sexta-feira, 17 de maio de 2013

Polvo Cozido com Brócolos, Batatas e Ovo

Às vezes as coisas mais simples, são as melhores. Hoje o P. chegou a casa bastante mais cedo do que eu. Como tinha tempo,  decidiu fazer  polvo cozido para o jantar.  Há dias comprámos uns polvinhos congelados, de aproximadamente 1kg, originários da Galiza. Ainda não tínhamos feito nenhum, e eu já nem me lembrava que os tínhamos. E devo dizer-vos que há já uns tempos que nada me sabia tão bem como esta refeição! O P. não coze o polvo como eu, e como foi ele a fazê-lo, vou contar a maneira dele.





Ingredientes

1 polvo de 1kg
4 batatas
Brócolos
2 ovos
Sal
Pimenta
Azeite 

Preparação

Descongelar o polvo, lavá-lo e retirar o olho, fazendo um circulo profundo à sua volta.
Meter o polvo numa panela com água fria, uma pitada de sal e uma rolha de cortiça bem lavada ( o P: acredita que só com a rolha consegue que o polvo fique tenrinho. E que fica tenrinho, lá isso fica...). 
Cozer durante aproximadamente 1h15m, até que, ao espetar um garfo na parte mais grossa dos tentáculos, eles estejam macios. 
Entretanto cozer as batatas e quando estiverem quase cozidas, juntar os brócolos. Retirar quando as batatas estiverem bem cozidas e os brócolos al dente.
Cozer dois ovos durante 8 minutos. Servir e temperar com azeite de boa qualidade. 


O P. gosta de pôr também vinagre nos brócolos e sal e pimenta moída na hora , na gema do ovo cozido.


Bom proveito!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. É verdade Lina,às vezes as coisas mais simples são as melhores e esse polvo tem um aspecto delicioso,saudável.Uma boa noite,bjs,violeta

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto desse prato, adoro polvo!!
    Bj S

    ResponderEliminar
  3. Me chifla el pulpo en todas sus formas, pero nunca lo he comido con brócoli y tu receta se ve deliciosa!!
    Un besito guapetona, que pases un buen finde

    ResponderEliminar
  4. Adoro polvo ;) Este está muito bem acompanhado! beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoramos polvo e cozido nunca fiz, nem sei bem porquê :-) mas parece-me bem, o aspecto desse prato é excelente :-)

    ResponderEliminar
  6. Amiga,

    Desconhecia o truque da rolha de cortiça, o que faço é cozê-lo com uma cebola, isto se não usar a panela de pressão !

    Este é um prato que faço frequentemente e que eu e o marido adoramos, a filhota não quer ! ;)

    Está lindo o teu polvo, a exibir-se para nós... eu dava-lhe a exibição ! eh eh eh

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar